domingo, 28 de março de 2010

Saiba como se preparar para o novo padrão de tomada brasileiro.

Plugues antigos poderão utilizar adaptador para a nova tomada, que começou a ser comercializada em 1º de janeiro.


23/04/09 - O consumidor deve ficar atento na hora de comprar tomadas. De acordo com a NBR 14136, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Brasil passou a adotar um novo padrão de tomada que substituirá os modelos comercializados no país. Com esta mudança, as tomadas antigas deixaram de ser fabricadas a partir de janeiro de 2009 e quem for reformar ou construir já encontrará nas lojas de materiais de construção o novo modelo.

O objetivo da mudança é aumentar a segurança dos sistemas elétricos e padronizar os plugues e tomadas de uso doméstico. As novas tomadas apresentam novo design, com três orifícios para pinos arredondados, sendo o terceiro para fio terra, atendendo a exigência da norma de instalações elétricas NBR 5410. O novo projeto também evita possíveis choques elétricos a partir de um novo formato com poço, que impede o contato acidental com as partes vivas ou energizadas dos pinos no momento de conexão do plugue.

Além disso, a tomada padrão foi desenvolvida para evitar a queima acidental de eletroeletrônicos. A padronização prevê duas versões de correntes (10A e 20A) e cada uma delas com uma configuração diferente no diâmetro dos pinos, tornando impossível a ocorrência de sobrecarga de energia. Os plugues também terão que atender à NBR 14136 e já estão sendo comercializados no novo padrão. Com relação aos plugues de pinos no antigo padrão, a indústria desenvolveu um adaptador para a nova tomada. A medida tem por objetivo facilitar o processo de transição, uma vez que os antigos modelos ainda podem ser comercializados até o final dos estoques.

Fonte:
http://www.estanciaimoveis.com.br/
 

Blogroll

Site Info

Text

Marido de aluguel Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template